O Rei e a Liberdade de Expressão

S.M. o Rei Felipe VI da Espanha entregou no último dia 30 os prêmios Rey de España, destinados a reconhecer o trabalho de jornalismo nas línguas espanhola e portuguesa.

S.M. o Rei Felipe VI entrega os prêmios Rey de España. Foto: Agencia EFE.
Os prêmios foram criados em 1983 pela Agencia EFE e são entregues anualmente, visam reconhecer trabalhos de qualidade que disseminem informação útil e verídica para a Espanha e todos os países ligados culturalmente e historicamente, além de promover conteúdo sobre meio ambiente, desenvolvimento inclusivo e sustentabilidade.

A entrega dos prêmios coube ao rei da Espanha, como já é costume naquele país que o Rei entregue os mais importantes prêmios, Sua majestade estava acompanhado da vice-primeira-ministra do governo em exercício, Carmen Calvo, de diversos ministros e do presidente da agencia EFE, Fernando Garea.

Nisto Felipe destacou-se em seu discurso, Sua Majestade demostrou um desejo de recuperar o "bom jornalismo", para Felipe o bom jornalismo "contribui para a formação de sociedades mais informadas, mais justas e mais democráticas". O Rei encorajou os jornalistas a "resgatar o espírito do melhor jornalismo clássico" com o fim de oferecer "relatos sólidos, comprovados e que dem garantias aos cidadão de que o que se está contando está suficiente fundamentado".
S.M. o Rei Felipe VI entrega os prêmios Rey de España. Foto: Agencia EFE.
Felipe VI apesar de reconhecer a importância dos novos meios de comunicação pediu para que se encontre uma "simbiose" com os novos meios capaz de conservar o jornalismo tradicional. Sua Majestade foi um verdadeiro Quixote na forma cavalheiresca como defendeu o jornalismo autêntico afirma hola.com.
Brasileiros estão entre os agraciados com os prêmios.

Comentários


Faça uma doação com PayPal e nos ajude a seguir publicando.
Doe com PayPal